Nota fiscal de serviço: saiba qual a diferença entre as outras e como emitir
Entenda como funciona a nota fiscal de serviço e saiba como emitir
A nota fiscal de serviços é um documento fiscal emitido por empresas prestadoras de serviços a fim de registrar a prestação de serviços e o respectivo pagamento.
Em geral, trata-se de um documento importante, porque comprova a legalidade da prestação de serviços e ajuda a empresa a cumprir suas obrigações fiscais.
Nesse contexto, é fundamental que as empresas prestadoras de serviços estejam atentas às regulamentações estabelecidas pela Receita Federal para a emissão correta da nota fiscal de serviços.
Continue a leitura conosco e saiba mais sobre como emitir esse documento fiscal!
Qual a diferença da nota fiscal de serviço para as outras notas?
A nota fiscal de serviço ou NFS é um documento fiscal emitido por empresas prestadoras de serviços para registrar a prestação de serviços e o respectivo pagamento.
Essa nota fiscal difere das outras notas, como a nota fiscal de venda de produtos ou mercadorias, pois se refere a serviços prestados, e não a bens tangíveis.
Além disso, a nota fiscal de serviço deve conter informações específicas, como a descrição detalhada do serviço prestado, a identificação do prestador e do tomador de serviços, a data da prestação do serviço, o valor do serviço prestado, etc.
Esse documento é muito importante para a empresa prestadora de serviços, pois comprova a legalidade da prestação de serviços e ajuda a empresa a cumprir suas obrigações fiscais.
Portanto, a principal diferença entre a nota fiscal de serviço e as outras notas fiscais é que ela se refere a serviços prestados, sendo regulamentada por legislações específicas, enquanto as outras notas fiscais se referem a vendas de produtos ou mercadorias.
Conheça outros tipos de notas fiscais que podem fazer parte do seu negócio!
Como deve ser emitida a nota fiscal de serviço?
Antes de emitir qualquer nota fiscal, a empresa prestadora de serviços deve estar devidamente cadastrada nos órgãos responsáveis e ter sua inscrição municipal e estadual em dia.
Após o cadastramento, deve-se preencher na nota fiscal de serviço a identificação completa do prestador de serviços, como:
- Nome completo;
- Endereço;
- CNPJ;
- Inscrição municipal;
- E as mesmas informações sobre o tomador de serviços.
Além disso, a NFS deve conter uma descrição detalhada do serviço prestado, informando o tipo de serviço, a quantidade, a unidade de medida e o valor unitário.
Já o valor do serviço deve ser calculado com base no valor unitário e na quantidade de serviços prestados, acrescido dos impostos (ISS, PIS, COFINS e INSS, quando aplicável).
E assim, tento todas as informações em mãos, é possível emitir a nota com algum software gerador, ou até mesmo com uma empresa especializada, como a Contábil Silva & Silva.
Garanta a segurança fiscal do seu negócio!
Lembre-se: a emissão da nota fiscal de serviços deve ser realizada sempre que os serviços forem feitos, sendo assim, ter cuidado e organização no momento de gerá-la, é fundamental para evitar problemas futuros.
Se você deseja facilitar o cumprimento de suas obrigações, como a emissão de notas ficais, entre em contato conosco, da Contábil Silva & Silva.
Somos uma contabilidade especializada para prestadores de serviços, e estamos à sua disposição para cuidar de seus assuntos contábeis e fiscais.
Atualizado em março de 2023.
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR A SEGURANÇA FISCAL DO SEU NEGÓCIO!