Entenda o que é a nota fiscal de entrada no comércio
Conheça melhor sobre esse documento fundamental para o registro de suas mercadorias
Uma nota fiscal de entrada é um documento fiscal que mostra o recebimento de mercadorias no inventário de sua empresa.
É fundamental registrar o recebimento dessas mercadorias sempre que elas forem transferidas, seja por causa da entrada de matérias-primas, devoluções de clientes ou por algum outro motivo.
Como e quando sua empresa deve enviar esse documento fiscal?
Afinal, qual é o seu significado e como pode ajudar nas operações diárias?
Essas são algumas das questões mais significativas nas quais os comerciantes estão interessados.
Sendo assim, a fim de evitar problemas com esse documento, preparamos este post para destacar seus pontos-chave. Confira!
Nota fiscal de entrada: o que é?
Uma nota fiscal de entrada é usada para registrar a adição de itens ao estoque de uma empresa, sejam eles comprados, devolvidos ou devolvidos.
Nessa situação, as mercadorias são consideradas como matérias-primas adquiridas para fabricação, itens acabados para revenda, serviços comerciais e assim por diante.
Usando uma nota fiscal de entrada, você pode verificar tudo o que adquiriu.
Isso também o ajuda a gerenciar melhor o estoque e manter o controle dos itens.
Como emitir nota fiscal de entrada?
Você pode emitir uma nota fiscal de duas maneiras, seja importando-a ou emitindo-a diretamente.
No entanto, é fundamental buscar entender como funciona e quais são esses procedimentos.
- Importação de nota fiscal: um arquivo XML é criado quando uma empresa vende itens para você. Assim, registraria a fatura no controle fiscal e manteria o controle de seu estoque.
- Emissão de nota fiscal: descrevemos anteriormente como emitir uma nota fiscal de entrada para provar que as mercadorias entraram ou retornaram à sua empresa. Aqui, a mesma abordagem é usada para emitir uma nota fiscal de saída..
Procurar por especialistas em seu segmento pode ser importante para que não tenha maiores problemas na hora de emitir suas NFs.
Conte com o suporte contábil para auxiliar em seu comércio
Um contador comercial é uma parte importante do desenvolvimento de sua empresa devido à multiplicidade de encargos fiscais que ocorrem durante o comércio.
É fundamental ter conhecimento de todos os aspectos deste comércio porque as margens de lucro são geralmente apertadas, e qualquer erro pode ser oneroso para sua rentabilidade.
Ao procurar novas maneiras de aumentar suas vendas, você deve monitorar meticulosamente seus gastos.
Nós podemos ajudá-lo com toda a papelada associada à gestão de seu negócio, desde o processamento de notas fiscais até a contabilidade.
Para que sua empresa seja financeiramente sólida, também deve saber quanto dinheiro é necessário para a operação e quais despesas devem ser cortadas para manter sua conta bancária.
A consequência disso, por sua vez, será ter maiores investimentos e maiores lucros.
Portanto, não hesite em contar com os profissionais da Contábil Silva & Silva e tenha maior tranquilidade em sua rotina administrativa.
Estamos à disposição para auxiliar e orientar devidamente seus passos, visando eliminar os riscos em sua gestão.